Auxílio Emergencial Revisão: O que é e como solicitar a revisão

Por

É fato inegável que o auxílio emergencial ajudou – e muito – a vida de milhares de brasileiros durante o conturbado período da pandemia em 2020.

O benefício entrou em vigor em abril de 2020 e desde então vem ajudando a população em meio ao impacto financeiro causado pelas restrições sanitárias para enfrentaremos da pandemia.

Contanto, com a melhora do cenário, o Governo Federal em parceria com a Caixa Econômica Federal resolveu adotar  alguns critérios para o recebimento do auxílio foram atualizados.

E alguns cidadãos ficaram de fora da lista de recebimento do benefício.

Mas calma, que se você que está lendo foi um dos que tiveram o benefício suspenso, saiba que é possível pedir a revisão da decisão e contestar o resultado.

Nesse artigo, você vai entender como funciona a Revisão mensal do Auxílio Emergencial e também vai aprender como contestar o resultado, caso tenha tido seu benefício suspenso.

 

O que é a revisão do Auxílio Emergencial?

A revisão do auxílio emergencial acontece todos os meses.

Seu objetivo é analisar melhor os dados dos beneficiários de forma que, tendo uma base mais atualizada desses dados, é possível definir se o cidadão  se encaixa ou não em critérios definidos por lei para continuar recebendo o auxílio.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

 

Tive o benefício suspenso, o que devo fazer?

O procedimento é simples: Para isso, é necessário acessar a plataforma digital no endereço www.cidadania.gov.br/auxilio.

Informe seus dados corretamente, acesse o site de consulta, e caso veja o resultado “inelegível”na aba “ Resultado” e queira contestar este resultado, basta clicar sobre o botão “Contestar”.

A contestação será analisada pelo DataPrev, e após isso, havendo razão para contestação, o cidadão poderá ter seu benefício continuado.

É importante lembrar que, caso o DataPrev considere que não há razão para contestação a suspensão do benefício após a revisão  mensal, o mesmo continuará  suspenso, não podendo ser realizada nova contestação.



Outra opção é poder solicitar a contestação pelo site: https://consultaauxilio.cidadania.gov.br/consulta/

O procedimento é o mesmo do link anterior é só informar seus dados corretamente ao acessar o site de consulta, e caso veja o resultado “inelegível” na aba “ Resultado” e queira contestar este resultado, basta clicar sobre o botão “Contestar”.

Outro alerta importante é que o beneficiário que teve seu auxílio suspenso se atente ao prazo para solicitação da contestação da revisão mensal. Após esse período,  o solicitante deverá aguardar a abertura de um novo período, que ocorre no mês seguinte.