Novas Regras do PIX para 2023

Por

O PIX é uma forma de pagamento instantâneo que tem feito muito sucesso aqui no Brasil.

O PIX trouxe uma revolução na forma como os pagamentos e transferências são realizados pelo sistema financeiro.

A Sigla PIX é um termo criado pelo Banco Central do Brasil para nomear a modalidade de pagamento instantâneo.

O grande objetivo do PIX é para que as transações possam ocorrer 24 horas por dia, 7 dias por semana e em até 10 segundos no máximo.

Enquanto o TED e DOC por exemplo, só podem ser feitos em dias úteis e são pagos, o PIX pode ser realizado a qualquer momento de forma gratuita.

Continue lendo para ver as novas regras do PIX, e como o PIX funciona.

O PIX é Seguro?

Assim como o DOC e o TED, o PIX é certificado pelo Banco Central do Brasil e possui várias camadas de segurança.

Vale lembrar que cabe às Instituições de pagamento, instituições financeiras e fintech desenvolver e disponibilizar tecnologias que assegurem segurança às transações financeiras de seus clientes.

O PIX funciona de forma bem simples.

De forma geral, o dinheiro sai de uma conta de origem e vai para o SPI (Sistema de Pagamentos Instantâneos) que encaminha o valor para a conta de destino.

Tudo isso acontece em poucos segundos.

As chaves de endereçamento utilizadas pelo PIX podem ser o CPF, CNPJ, e-mail, telefone ou uma chave aleatória.



Estas chaves de endereçamento são os atalhos utilizados pelo sistema financeiro para identificar a sua conta, com isso não é preciso informar todos os seus dados bancários para receber um pagamento.

 

O PIX é gratuito?

Por determinação do Banco Central, o PIX é gratuito para Pessoas Físicas (PF) e MEI´s, porém existem tarifas para as seguintes situações:

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

• Se você receber PIX de outra empresa;
• Se você receber um PIX por QR Code dinâmico.
• Se você receber mais de 30 PIX por mês via chave, QR Code estático ou inserção manual de dados;

 

O que Muda nas Regras do Pix em 2023

Devido ao grande sucesso desta modalidade de pagamento, o Banco Central está em constante busca de melhor esta forma de pagamento tão utilizada ultimamente.

Algumas das novidades do PIX para o próximo anos são as seguintes:

PIX débito automático: O Banco central está estudando implantar o PIX débito automático para que as empresas possam cadastrar fornecedores para pagamento automático via PIX.

Pagamentos offline: Esta novidade, permite que apenas um dos envolvidos na operação tenha internet disponível para que o pagamento se concretize.

PIX Garantido: Esta grande novidade já está funcionando de forma experimenta e permite que o PIX seja utilizado para pagar compras parceladas.

PIX Aproximação: Com o PIX aproximação, será possível para o consumidor apenas aproximando o seu celular da maquininha de cartão ou outro terminal de pagamento. Este recurso depende de outras tecnologias presentes nos celulares.

PIX Internacional: O PIX Internacional promete trazer mais agilidade em transações internacionais.

Este recurso depende de leis cambiais tanto do Brasil como de outros países, portanto, o Banco central ainda não definiu quando esta melhoria irá ser disponibilizada para os usuários do PIX.