O FGTS, ou Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, é uma espécie de poupança a que todos os trabalhadores com carteira assinada (a popular CLT) tem direito em situações específicas, como demissão sem justa causa, para comprar um imóvel, em caso de aposentadoria ou doenças graves.
Agora, o que muita gente não sabe é que, além destas situações, existem outros casos em que o trabalhador pode resgatar seu FGTS.
Como quando um desastre natural afeta sua cidade, derrubando sua casa ou provocando danos que precisam de reformas. É o FGTS Extraordinário.
Medida criada pelo Governo Federal para socorrer as pessoas que vivem em áreas que foram afetadas por desastres naturais, como enchentes ou deslizamentos de terra, esse dinheiro é fundamental, pois ajuda na reconstrução das casas dessas famílias, permitindo que elas sigam com suas vidas.
Você sabe como solicitar esse dinheiro? Tem ideia de como descobrir se você também tem direito a essa quantia? Não?
Então confira o texto que preparamos para você.
Aqui você vai entender um pouco mais sobre esse recurso e como ter acesso a ele.
Como sacar o FGTS extraordinário?
Ao contrário do Fundo de Garantia tradicional, em que o trabalhador dá entrada para fazer o saque do recurso, no FGTS Extraordinário não é preciso fazer essa solicitação, já que o dinheiro será transferido automaticamente para a conta desse trabalhador pelo Caixa Tem.
Não tem uma conta na Caixa? Não se preocupe.
A Caixa Econômica Federal abrirá automaticamente uma conta para esse trabalhador, para que o recurso seja depositado em sua conta.
Assim como com os outros bancos, a movimentação e acompanhamento do saldo de uma conta do Caixa Tem pode ser feito via aplicativo, que funciona tanto em dispositivos Android como iOS.
📱 Para saber mais como baixar o aplicativo Caixa Tem acesse o link a seguir: CLIQUE AQUI!
Depois que o dinheiro é creditado na conta do Caixa Tem, o trabalhador pode fazer o que desejar com esse recurso.
Tudo mesmo. Isso significa que a pessoa pode, por exemplo, pagar contas, usar o cartão de débito virtual e o QR Code para fazer compras em estabelecimentos comerciais sem precisar sacar o dinheiro fisicamente.
O saque do FGTS Extraordinário é obrigatório?
Uma dúvida bastante comum envolvendo o FGTS Extraordinário é em relação ao saque.
Afinal de contas, o trabalhador é obrigado a sacar o dinheiro em caso de liberação? A resposta para isso é não.
Nenhum trabalhador é obrigado a fazer o saque do dinheiro referente ao FGTS Extraordinário.
A retirada desse dinheiro é facultativa, ou seja é a própria pessoa quem decide se pega ou não.
Se o trabalhador não quiser retirar esse dinheiro é preciso informar que não desejar receber esse montante, assim sua conta do Fundo não será debitada.
Fazer essa declaração, aliás, é bastante simples.
Basta que ele acesse o aplicativo do FGTS ou vá até uma agência da Caixa Econômica Federal e informar que não tem interesse em receber o crédito.
– Não avisou à Caixa e o dinheiro foi creditado na sua conta?
– Sabia que mesmo assim ainda é possível desistir de usar o recurso?
Uma forma para que isso aconteça é não movimentar a conta do Fundo por algum tempo. Desta forma, os recursos voltarão ao FGTS, corrigidos.
Jornalista formada pela UNIP (2009) e formada em Rádio e TV pelo Centro Universitário Monte Serrat – UNIMONTE (2007).