É normal que surjam dúvidas sobre como emitir o visto Europeu na hora de se planejar para uma viagem.
Isso se dá principalmente porque o procedimento para emissão de visto na Europa é totalmente diferente do procedimento de emissão dos EUA, por exemplo.
Geralmente, a emissão do visto Europeu é feita no próprio desembarque do turista, não sendo preciso uma solicitação antecipada dele.
Saiba mais sobre o Visto Europeu nesse artigo.
Com o visto Europeu, você pode visitar quase todos os países do Velho Continente.
E eu digo quase, porque alguns países não fazem parte do Tratado de Schengen.
O tratado de Schengen é uma convenção de alguns países, grande parte participante da União Europa ia que permite a livre circulação pessoas por seus território sem uma emissão de visto.
Esses países são:
Áustria, Alemanha, Bélgica, Eslovênia, Eslováquia, Espanha, Estônia, Grécia, França, Hungria, Holanda, Itália, Islândia, Finlândia, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia, Suíça e os Países Baixos.
Caso você precise visitar um país que não se encontre nessa lista, como é o caso do Reino Unido e da Irlanda, entre em contato previamente com um consulado e se informe sobre os procedimentos e normas para emitir o visto para aquele país.
Período do Visto na zona de Schengen
O período de permanência para países na zona de Schengen é de 90 dias, não sendo permitida a permanência após esse prazo.
Passado esse prazo, o turista deve retornar ao seu país de origem e aguardar um prazo de 6 meses para fazer nova viagem ao continente Europeu.
Caso haja descumprimento dessa norma, o turista será deportado e impedido de visitar a Europa por 1 ano.
Documentação Visto na zona de Schengen
A documentação necessária para poder viajar até a Europa e visitar a zona de Schengen é a seguinte:
– Passaporte com validade até 6 meses da data em que vai deixar o local.
– Passagem de retorno, isso para evitar que o turista exceda o tempo permitido por lei para permanência, evitando deportação.
– Comprovante de hospedagem.
– Comprovante de capacidade financeira. Esse comprovante garante que o turista tem como garantir seu sustento durante a estadia na Europa.
Visto ETIAS para área Schengen
ETIAS é a sigla para Sistema Europeu de Informações e Autorização de Viagem. A União Europeia criou este programa de Autorização de viagem Eletrônica ETIAS para proteger e reforçar suas fronteiras.
O principal objetivo do ETIAS para a Europa é identificar possíveis ameaças ou riscos associados a visitantes que viajam para países da Área Schengen.
O programa de ETIAS será necessário para entrar em um país que seja membro do Schengen. A partir de novembro de 2023, todos visitantes que atualmente não precisam de visto para entrar na Europa deverão aplicar para a autorização ETIAS.
O ETIAS para Europa vai garantir aos viajantes a autorização para visitar os países do ETIAS, que são os membros que compõem o Espaço Schengen.
Os países que fazem parte dessa região específica aboliram as fronteiras internas com os outros países-membros.
Atualmente, 60 países precisarão solicitar a autorização de viagem ETIAS em visitas ao Espaço Schengen.
É provável que o ETIAS seja disponibilizado para outros países no futuro. A ETIAS foi criada para estadias curtas de até 90 dias.
Viajantes a turismo e negócios deverão ter o ETIAS aprovado quando viajarem para qualquer um dos países-membros do Schengen.
Passaporte europeu
Tirar o passaporte europeu é um processo que pode ser demorado, mas que é mais fácil do que se imagina.
O primeiro passo para ter o documento que vai abrir muitas possibilidades para você é obter a dupla cidadania.
Para isso, será necessário ter ascendência europeia, como pais avós, bisavós e etc.
Quem pode solicitar o passaporte europeu?
Para solicitar o passaporte europeu é necessário ter descendentes europeus, por exemplo, pais e avós, em alguns países até bisavós.
Também é possível obter o passaporte se houver casamento com cidadão europeu e para pessoas que vivem legalmente em algum dos países da União Europeia por um período longo.
Cada país tem suas normas quanto ao que é necessário no processo de obter o passaporte europeu, por isso, é importante se informar bastante sobre o procedimento de solicitação do passaporte em cada situação no país desejado.
Documentação para solicitar o passaporte europeu
– Certidão de nascimento ou batismo do familiar;
– Certidão de casamento do familiar (caso haja);
– Certidão de óbito do familiar (caso haja);
– Cópia autenticada de sua carteira de identidade brasileira;
– Certidão de nascimento ou casamento original para comprovar a descendência;
– Certidão Negativa de Naturalização do familiar (Este documento comprova que o parente não se naturalizou brasileiro)
Para mais informações sobre emissão do passaporte da União Europeia, visite o site oficial do consulado de países europeus.
Jornalista formada pela UNIP (2009) e formada em Rádio e TV pelo Centro Universitário Monte Serrat – UNIMONTE (2007).