O que é renovação da CNH? Bem, você que é motorista profissional sabe da importância de estar com a carteira Nacional de Habilitação conhecida como CNH válida e para não passar pelo sufoco de acabar perdendo o direito de dirigir e acabar sendo obrigado a ficar sem trabalhar até está regularizado a documentação.
Será preciso então fazer a sua renovação da CNH que é simples e você pode fazer todo o trâmite sozinho e ainda poder economizar dinheiro, caso não queira contratar um despachante.
Confira o passo a passo para a renovação da CNH
Vale ressaltar que a CNH mesmo depois de vencida ela ainda tem 30 dias de validade.
Sendo assim, você tem a oportunidade de regularizar ela caso ainda não tenha feito isso.
E depois disso, você fica impedido de dirigir.
1 – É preciso fazer o exame médico e também o exame toxicológico:
Para você que é motorista de ônibus, caminhoneiro, taxista, motorista de uber ou qualquer pessoa que exerça alguma atividade que seja remunerada e que envolva também transporte de pessoas ou de bens, precisam fazer a realização também do exame psicotécnico.
E desde o mês de junho de 2014, motorista profissional com CNH tipo C, D e E também precisarão realizar o exame toxicológico que deve ser realizado em laboratórios que sejam credenciados pelo departamento nacional de transito (DENATRAN), em um procedimento que envolve a coleta de fios de cabelo de forma rápida, simples e indolor.
Entre as substancias que são avaliadas estão a maconha, ecstasy, cocaína, opiáceos, dentre outras substâncias.
2 – É realizado o agendamento no site do Detran:
Após do exame toxicológico, você precisa acessar o site do Detran do seu estado e fazer o preenchimento de um formulário de renovação da CNH.
Pois, é nele que você vai atualizar os seus dados e agendar um horário no posto que seja mais próximo de você.
E após o acesso ao site, basta que você clique em habilitação e logo em seguida, em renovação da CNH.
Não se esqueça de imprimir ou de tirar foto do protocolo com todas as informações de agendamento e de levar no dia.
a – Como é feito o agendamento da renovação da CNH na pandemia?
Devido à pandemia, o DETRAN disponibilizou a renovação da CNH simplificada que é o serviço onde você pode renovar a sua habilitação online, sem precisar ir até uma unidade de atendimento para a realização do processo.
Para isso é preciso conferir se está disponibilizado no site do DETRAN do seu estado.
3 – Faça a separação da documentação necessária
Antes de ir ao DETRAN para a renovação da CNH, procure se certificar de estar com os seus documentos de identificação originais, como por exemplo: o RG, a CNH original e cópias. Será necessário também levar um comprovante de residência original que tenha sido emitido pelo menos há três meses. No dia do que foi agendado, compareçam ao local de atendimento e leve também com você os seguintes documentos para a confirmação dos seus dados:
• RG;
• CPF;
• CNH que seja atual;
• Comprovante de residência;
• Protocolo de agendamento.
4 – É preciso do exame médico de aptidão física e mental
Após a confirmação dos dados no DETRAN do seu estado, será necessário fazer o exame médico de aptidão física e mental.
O valor dos exames é negociado diretamente com a clínica que foi escolhida.
5 – É preciso pagar a taxa que foi solicitada
É preciso agora pagar a taxa de renovação da CNH depois de aprovado no exame toxicológico e no exame médico ou a avaliação psicológica.
O valor a ser cobrado pode variar em cada caso, opte pelo recebimento do documento em casa que seja via correios.
6 – Sua nova CNH
Caso tenha optado por receber o documento em casa, é só aguardar até sete dias úteis que ele estará em suas mãos.
Aqueles que não escolham essa opção podem procurar a CNH depois do mesmo período no local de atendimento do primeiro agendamento.
Como é realizada a mudança de carteira de habilitação nas categorias C, D e E?
Para você mudar de categoria na qual você é habilitado será necessário seguir algumas etapas e também atender alguns requisitos. Por exemplo:
Para você tirar a carteira de categoria C será necessário: estar habilitado no mínimo há um ano na categoria B, não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias, durante os últimos 12 meses.
Para tirar a categoria D é necessário: ter no mínimo 21 anos de idade e estar a dois anos na categoria B ou no mínimo há um ano na categoria C, não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias, durante os últimos 12 meses.
Para saber mais informações sobre renovação da CNH não deixe de conferir outras informações importantes aqui no nosso blog!
Jornalista formada pela UNIP (2009) e formada em Rádio e TV pelo Centro Universitário Monte Serrat – UNIMONTE (2007).