Agora, vamos começar a criação do artigo sobre o pagamento de junho do INSS, com o adiantamento para os beneficiários do Rio Grande do Sul.
Introdução
Nesta segunda-feira (24), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deu início aos pagamentos de junho para aproximadamente 39,9 milhões de aposentados e pensionistas. Além disso, os beneficiários residentes no Rio Grande do Sul que foram afetados por fortes chuvas em maio também receberão seus pagamentos antecipadamente. Vamos explorar o calendário de pagamentos do INSS em junho, os detalhes sobre o adiantamento para o RS e como alterar o local de recebimento dos benefícios.
Calendário de pagamento do INSS
O pagamento do INSS referente ao mês de junho seguirá até o início de julho, sendo organizado de acordo com o último dígito do Número de Benefício (NB) e o valor recebido. O calendário de pagamentos do INSS é diferente para quem recebe um salário mínimo e para quem recebe acima desse valor, como detalhado a seguir:
Benefício de 1 salário mínimo
– Número final do benefício 1 – Data de liberação: 24/06
– Número final do benefício 2 – Data de liberação: 25/06
– Número final do benefício 3 – Data de liberação: 26/06
– Número final do benefício 4 – Data de liberação: 27/06
– Número final do benefício 5 – Data de liberação: 28/06
– Número final do benefício 6 – Data de liberação: 01/07
– Número final do benefício 7 – Data de liberação: 02/07
– Número final do benefício 8 – Data de liberação: 03/07
– Número final do benefício 9 – Data de liberação: 04/07
– Número final do benefício 0 – Data de liberação: 05/07
Benefício acima de 1 salário mínimo
– Número final do benefício 1 e 6 – Data de liberação: 01/07
– Número final do benefício 2 e 7 – Data de liberação: 02/07
– Número final do benefício 3 e 8 – Data de liberação: 03/07
– Número final do benefício 4 e 9 – Data de liberação: 04/07
– Número final do benefício 5 e 0 – Data de liberação: 05/07
INSS adianta pagamento para o RS
O INSS adiantou os pagamentos de benefícios para os residentes no Rio Grande do Sul devido às enchentes que ocorreram nos meses de abril e maio. Todos os beneficiários do INSS nesse estado receberão seus pagamentos hoje (24), primeiro dia do calendário de junho, independente do Número do Benefício (NB). Esse adiantamento visa proporcionar alívio financeiro imediato para aqueles afetados pelas inundações. Os pagamentos para os beneficiários do RS serão antecipados enquanto durar o estado de calamidade pública decretado até 31 de dezembro de 2024, podendo ser prorrogado.
Como consultar valores e datas
Os segurados podem consultar os valores e datas de seus pagamentos de diversas maneiras, sendo a principal através do site ou aplicativo Meu INSS. O passo a passo para consultar o extrato de pagamento pelo Meu INSS inclui acessar a plataforma com seu CPF e senha, buscar pela opção “Extrato de pagamento” e selecionar o benefício desejado para visualizar os detalhes. Também é possível fazer a consulta ligando para a Central 135, disponível de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.
Quero receber em outro lugar, o que fazer?
Se deseja alterar o local de recebimento do seu benefício para receber por meio de cartão benefício, pode solicitar a troca pelo site ou aplicativo Meu INSS. Além disso, é possível mudar a agência do INSS responsável pelo benefício de forma online, sem a necessidade de comparecer pessoalmente a uma agência. No entanto, não é possível escolher o banco para receber o benefício através desse procedimento. Para receber o pagamento em uma conta-corrente ou poupança, deve solicitar a alteração diretamente com o banco onde possui conta.
Perguntas frequentes
– Quem tem direito ao adiantamento do pagamento no RS?
O adiantamento do pagamento é destinado aos beneficiários do INSS residentes no Rio Grande do Sul, afetados pelas enchentes ocorridas em abril e maio.
– O que fazer se eu não conseguir acessar o Meu INSS?
Se não conseguir acessar o Meu INSS, você pode ligar para a Central 135 e realizar a consulta por telefone.
– Posso escolher o banco para receber meu benefício?
Não, ao solicitar a alteração para receber por meio de cartão de benefício, não é possível escolher o banco. Para receber o benefício em uma conta-corrente ou poupança, a alteração deve ser solicitada diretamente no banco responsável pela sua conta.
– Os benefícios do INSS antecipados contemplarão apenas aposentadorias?
Não, além das aposentadorias, os benefícios do INSS antecipados serão pensões e Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Agora que abordamos todos os aspectos importantes relacionados ao pagamento de junho do INSS, certifique-se de estar bem informado sobre os prazos e procedimentos para garantir que tudo ocorra sem problemas. Acompanhe sempre as atualizações e novidades relacionadas ao tema para não perder nenhum detalhe importante.

Jornalista formada pela UNIP (2009) e formada em Rádio e TV pelo Centro Universitário Monte Serrat – UNIMONTE (2007).