Perder o emprego já é uma situação estressante, mas descobrir que você informou a conta bancária errada ao solicitar o seguro-desemprego pode adicionar ainda mais preocupação.
Neste artigo, vamos explicar como selecionar a conta correta ao requisitar o benefício e o que realizar se cometeu um equívoco no cadastro. Continue lendo para obter mais informações e resolver sua questão!
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Quem tem direito ao seguro-desemprego?
Para ter direito ao seguro-desemprego e receber auxílio financeiro temporário, é necessário atender aos seguintes critérios:
- Ter sido demitido sem justa causa
- Estar desempregado ao solicitar o benefício
- Não possuir renda suficiente para sustentar a família
- Não estar recebendo benefício de prestação continuada, exceto pensão por morte ou auxílio-acidente
- Não ser sócio ou membro com participação nos lucros de empresa
Nas primeiras solicitações do benefício, é necessário ter trabalhado de carteira assinada por:
- 12 meses nos últimos 18 meses (primeira solicitação)
- 9 meses nos últimos 11 meses (segunda solicitação)
- 6 meses antes da data de dispensa (demais solicitações)
Leia mais: Trabalhei apenas 6 meses, tenho direito ao seguro-desemprego?
Além disso, pescadores artesanais em período de defeso, empregados domésticos e trabalhadores resgatados de condições análogas à escravidão também têm direito ao seguro-desemprego.
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Como solicitar o seguro-desemprego?
Você pode solicitar o seguro-desemprego através de 3 canais diferentes:
- Site do Gov.br
- Aplicativo da Carteira de Trabalho Digital
- Na Superintendência Regional do Trabalho mais próxima (é preciso agendar o atendimento antes através do telefone 158)
Para solicitar, esteja com seu CPF, carteira de trabalho e número de requerimento do benefício em mãos. A forma mais simples de fazer a solicitação é através do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, onde só é preciso seguir os passos abaixo:
- Baixe o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital no seu celular
- Clique em “Entrar com gov.br” e insira seu CPF e senha para acessar a sua conta
- Na parte inferior da tela, clique na aba de “Benefícios” com ícone de mão
- Em “Seguro-Desemprego” clique em “Solicitar”
- Selecione a modalidade do seguro
- Digite o número do requerimento
- Role a tela para baixo e clique em “Avançar”
- Verifique os dados sobre seu contrato de trabalho
- Clique em “Confirmar” após checar as informações
Feito isso, a solicitação terá sido concluída. Agora, basta aguardar a análise das informações.
Como escolher a conta para receber o seguro-desemprego?
Para receber o seguro, a conta deve ser de titularidade do trabalhador e pode ser tanto corrente quanto poupança, desde que não seja conta salário ou conta conjunta.
Saiba mais: Até que horas deve cair o seguro-desemprego na minha conta?
Ao solicitar o benefício, você precisará informar:
- Tipo de conta (corrente ou poupança)
- Número e nome do banco
- Número da agência com dígito verificador
- Número da conta com dígito verificador
Coloquei a conta bancária errada no seguro-desemprego, o que fazer?
Caso você tenha inserido a conta bancária errada no seguro-desemprego, você pode alterar os dados através do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital seguindo o passo a passo abaixo:
- Abra o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital
- Clique em “Benefício” na barra inferior da tela com o ícone de mão
- Em “Seguro-Desemprego” clique em “Consultar”
- Clique em “Dados Bancários”
- Por fim, clique em “Alterar dados” para adicionar as informações corretas
Caso queira, você também pode excluir os dados bancários. Nesse caso, o valor do seguro será depositado em uma conta poupança de titularidade do trabalhador identificada na Caixa.
Se ainda não tiver conta na Caixa, a própria instituição cria uma conta automaticamente para depositar o valor. Para acessar o valor basta baixar o aplicativo Caixa Tem e realizar o primeiro acesso.
Importante: esse processo deve ser feito alguns dias após a solicitação do seguro, pois depois o aplicativo não mostra mais a opção de alterar, sendo necessário resolver o problema presencialmente na Superintendência Regional do Trabalho do seu estado.
Posso alterar os dados do seguro online?
Sim, você pode alterar os dados bancários do seguro-desemprego online a partir do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. No mesmo aplicativo, é possível alterar outras informações relacionadas ao seguro-desemprego.
Como sacar meu seguro-desemprego?
O seguro-desemprego é depositado diretamente na conta informada no momento de solicitá-lo. Sendo assim, ao adicionar os dados bancários corretos, o valor cairá na sua conta.
Confira: Calculadora do seguro-desemprego, simule quanto recebe
Caso o pagamento caia em uma conta da Caixa, você poderá sacar o valor das seguintes formas:
- Realizando uma transferência para o banco de sua preferência
- Em agências da Caixa usando seu Cartão Cidadão
- Em caixas eletrônicos ou lotéricas apresentando o Cartão Cidadão
Dessa forma, você consegue sacar o seu seguro. Com isso, você já sabe o que fazer quando colocar a conta bancária errada no seguro-desemprego.
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Perguntas frequentes
Posso alterar a conta bancária do seguro desemprego?
Sim, você pode alterar os dados bancários através do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou presencialmente na Superintendência Regional do Trabalho do seu estado.Como corrigir dados do seguro-desemprego pela internet?
A correção dos dados pode ser feita pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. Basta baixar o aplicativo, entrar na sua conta gov.br e acessar a aba de “Benefícios”. Feito isso, na seção do “Seguro-Desemprego” clique em “Consultar” e assim corrija seus dados.É possível o seguro-desemprego cair em outra conta?
O seguro-desemprego só pode cair em contas bancárias que estejam no nome do trabalhador.Como saber em qual conta caiu meu seguro-desemprego?
Você pode saber ao conferir o andamento da solicitação através do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou checando o extrato das contas bancárias em seu nome.- Quanto tempo leva para o seguro-desemprego cair na conta de outro banco?
Na conta de outro banco, o benefício é creditado automaticamente na conta informada, ocorrendo por meio de Transferência Eletrônica de Valores – TED. Esse processo pode levar até 1 hora ou cair no dia útil seguinte nos casos de finais de semana e feriados.
Autor: Leticia Jordão
Perfil: Leticia é formada em Marketing e trabalha como redatora desde 2018. Adora consumir conteúdos sobre educação financeira e escreve na meutudo para descomplicar a vida das pessoas que buscam crédito. No seu tempo livre gosta de ir à praia, visitar cafés bonitos e inventar moda com crochê e tricô. – 204 artigos escritos.
Jornalista formada pela UNIP (2009) e formada em Rádio e TV pelo Centro Universitário Monte Serrat – UNIMONTE (2007).