Consultar os valores a receber, ou seja, aquele dinheiro esquecido no banco ou em alguma instituição financeira, conseguindo inclusive realizar o resgate, já é um serviço oferecido pelo Banco Central.
A consulta pode ser realizada de forma simples, apenas com o número do CPF, e também permite a verificação de valores deixados por pessoas falecidas.
Saber da existência e ainda receber um dinheiro inesperado é uma excelente notícia, não é mesmo? Acompanhe as próximas informações para saber sobre este assunto.
Confira as melhores soluções meutudo para você
Produto: Empréstimo Consignado
- Taxa a partir de: 1,35% a.m
- Pagamento: 6 a 84 parcelas
- Simular: Simular Empréstimo Consignado
- Produto: Antecipação Saque-aniversário
- Taxa a partir de: 1,29% a.m
- Pagamento: antecipe a partir de R$50
- Simular: Simular Antecipação Saque-aniversário
O que é Valores a Receber e o sistema SVR?
O Valores a Receber é um serviço do Banco Central (BC) em que a pessoa pode consultar se tem dinheiro esquecido em algum banco, consórcio ou em alguma instituição financeira. Caso ela tenha, o dinheiro pode ser resgatado.
Por meio do Sistema de Valores a Receber (SVR), do Banco Central, o saque do dinheiro esquecido em bancos pode ser realizado.
Pelo site valoresareceber.bcb.gov.br a pessoa pode realizar a consulta, saber se tem valores a receber e fazer o resgate do dinheiro.
Prazo final para resgatar Valor a Receber esquecido no Banco Central
O prazo final para sacar dinheiro esquecido no sistema valor a receber do BCB encerra dia 16 de outubro de 2024. Após essa data, os valores irão para o Tesouro Nacional.
Este procedimento foi determinado em lei de setembro 2024, sancionada pelo presidente Lula. Após o prazo, titulares das contas terão no máximo 30 dias adicionais para contestar o recolhimento.
Se a contestação for recusada, será possível recorrer ao Conselho Monetário Nacional em até 10 dias. Caso não haja ação do titular nesse tempo, o valor será incorporado definitivamente ao Tesouro Nacional.
Somente em casos de contestação não aceita ou outra divergência que os titulares poderão recorrer à Justiça, para o reconhecimento do direito sobre os valores, até 6 meses após a publicação do edital pelo Ministério da Fazenda.
Como saber se tenho dinheiro esquecido?
Consultando, é possível saber se você tem algum dinheiro esquecido. Esse dinheiro pode estar localizado em:
- Contas corrente ou poupança encerradas com saldo disponível;
- Cotas de capital e rateio de sobras líquidas de ex-participantes de cooperativas de crédito;
- Recursos não procurados de grupos de consórcio encerrados;
- Tarifas cobradas indevidamente;
- Parcelas ou despesas de operações de crédito cobradas;
- Contas de pagamento pré ou pós-paga encerradas com saldo disponível;
- Contas de registro mantidas por corretoras e distribuidoras encerradas com saldo disponível;
- Recursos disponíveis nas instituições para devolução.
…
Essas são algumas novas funcionalidades disponíveis para os usuários do sistema de consulta de valores a receber do Banco Central. Fique ligado para mais notícias e atualizações sobre este assunto.
Se tiver mais alguma dúvida ou quiser continuar recebendo nossos conteúdos, cadastre-se e receba tudo em primeira mão por e-mail.

Jornalista formada pela UNIP (2009) e formada em Rádio e TV pelo Centro Universitário Monte Serrat – UNIMONTE (2007).