Bolsa Família: Consulta, cadastro e como funciona

Por

O Programa Bolsa Família foi criado em 2004 com a já revogada Lei 10.836 de janeiro de 2004.

Mas o que uma grande parte da população brasileira não sabe é que este programa não foi pensado inicialmente pelo partido dos trabalhadores rurais e nem muito menos pelo ex-presidente da república José Inácio Lula da Silva.

Porque em uma entrevista realizada pela revista Veja no ano de 2009, tendo como entrevistador o jornalista Augusto Nunes, o também ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, afirmou que o mencionado programa foi uma junção de todos os outros auxílio já implementado por alguns estados e governos no Brasil.

Por exemplo, a Bolsa alimentação, criada no mês de setembro de 2001, Bolsa gás, criado no mês de janeiro de 2002 e Bolsa escola, criado em abril de 2001.

Os três programas juntos foram o que motivou a criação do Programa Bolsa Família, ou seja, o papel do ex-presidente Lula foi apenas dar continuidade no que o Fernando Henrique já havia começado.

Pois, com o aumento da vulnerabilidade social de um país é preciso que seus governantes criem medidas urgentes que possam ajudar a sanar o problema.

Como funciona o programa Bolsa Família?

O objetivo do programa era transferir renda a população mais carente brasileira, mas na condição de que fossem obedecidos alguns requisitos para que as famílias pudessem ser beneficiadas.

O público alvo do programa era as famílias que apresentassem as seguintes características: vivessem em estado de pobreza extrema, mulheres grávidas, crianças de 0 a 12 anos ou ainda adolescentes com idade máxima de 15 anos.

Dessa forma, o benefício era pago mensalmente para as mães de famílias e o valor a ser pago dependerá dos requisitos preenchidos pelas famílias e a quantidade de pessoas existentes no grupo familiar.

Muitos chegaram a criticar o programa por acharem que com o pagamento do bolsa família, o governo só estaria sustentando o vício de alguns pais de família que não gostavam de trabalhar.

Não se deixa de pensar sobre, mas o que importa é que muitas das famílias brasileiras não tinham nem com o que se alimentar diariamente ou pelo menos fazer uma refeição diária e  este programa veio na hora certa para as mães solteiras desempregadas, por exemplo, ou ainda para aquelas tias, avós que ficaram responsáveis pelos filhos de famílias que viviam envolvidas no mundo do crime.

É certo que muitos usam de má fé, mas outros agradecem a Deus todo dia por sua família ter sido contemplada pelo benefício.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp



O programa começou pagando o valor de R$15,00 reais por integrante familiar com a idade exigida por aquele.

Posteriormente o programa passou por algumas readaptações e recentemente se transformou em auxílio no Brasil.

Como fazer seu cadastro no programa Bolsa Família?  

Não muito diferente das regras exigidas pelos demais programas de transferência de renda do governo federal, para ter acesso ao Bolsa família a chefe de família teria que se deslocar até o cras e secretaria de assistência social do município e aderir ao cadastro único.

Responsável pela coleta de todas as informações das famílias brasileiras inscritas, mas também, é uma das únicas forma de você comprovar realmente que se enquadra nos programas assistenciais do governo federal.

No ato de adesão ao cadastro único, a mãe deveria levar todos documentos pessoais dos membros familiares, pesos e cópia de matrícula de todos os filhos dependentes da mesma ou que tivessem idade máxima de até 15 anos na época.

Como consultar o Bolsa Família? 

Posteriormente a análise dos dados dos inscritos, a secretaria de assistência social ou crás, se responsabilizavam por divulgar uma lista com todos os favorecidos do programa ou mesmo ainda, era enviada pela caixa econômica federal, parceira do programa, uma correspondência para a residência da família contemplada.

Logo em seguida já chegava o cartão magnético para recebimento do benefício.

Ademais, vale salientar que com a criação do programa bolsa família o governo alcançou inicialmente mais de três milhões de famílias, com o passar do tempo foram contempladas mais de 14 milhões de famílias brasileiras com este programa.

Para alguns, o programa já existia desde o ano de 2001, mas funcionava de maneira fracionada com a execução do Bolsa escola, Bolsa Gás e Bolsa alimentação.

Segundo Fernando Henrique Cardoso, ele criou o programa e o ex- presidente Lula juntamente com sua sucessora Dilma deram apenas o nome e sua continuidade por mais de 18 anos.

Sendo assim, como em outros tempos, o programa sofreu mais uma alteração no ano de 2021, porque com a criação da Lei nº 14.284 de dezembro de 2021, o outrora Bolsa família passa a ser conhecido como auxilio Brasil, que é outro programa assistencial que vem contribuindo de forma significativa para a manutenção e sobrevivência das famílias que residem no território brasileiro.

Mas que recentemente está sofrendo ameaças de que no mês de dezembro do ano de 2022, chegará ao fim.