Bandidos aplicam golpes com falsas mercadorias: como se proteger

Por

Introdução

Nos últimos meses, um novo tipo de golpe tem preocupado autoridades e consumidores: a fraude em leilões da Receita Federal. Nesse golpe, bandidos estão simulando leilões de mercadorias apreendidas pela Receita Federal para enganar e roubar pessoas. Isso é feito por meio de lives nas redes sociais para atrair vítimas desavisadas. Neste artigo, vamos explorar como essas fraudes acontecem e como identificar se um leilão da Receita é verdadeiro. Vamos analisar dicas para se proteger desses golpes e fornecer informações úteis para evitar cair em armadilhas de criminosos.

Bandidos Aplicam Golpes Através de Falsas Mercadorias

Na fraude do leilão, os criminosos se passam pela Receita Federal e realizam vídeos ao vivo nas redes sociais simulando leilões autênticos. Eles criam contas usando o nome da Receita e fazem transmissões ao vivo para divulgar e vender as supostas mercadorias. Além disso, os bandidos fazem as transmissões um ou dois dias antes dos leilões oficiais da Receita, para conseguir enganar as vítimas.

No entanto, os lotes anunciados são falsos e a vítima só descobre que caiu em um golpe após realizar o pagamento pela mercadoria e tentar retirar os itens comprados na Receita.

Como Saber Se o Leilão é Real?

O primeiro passo para identificar se um leilão é legítimo da Receita Federal é saber que os leilões não acontecem a partir das redes sociais ou transmissões ao vivo. A Receita realiza seus leilões através do Sistema de Leilão Eletrônico, que pode ser acessado pelo e-CAC utilizando contas Gov.br com nível prata ou ouro. Além disso, os pagamentos de leilões oficiais são feitos exclusivamente por meio de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf). Se for solicitada uma transferência em contas de terceiros, saiba que se trata de um golpe.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Dicas Para se Proteger de Golpes

Além da fraude nos leilões da Receita, existem diversos outros tipos de golpes acontecendo. Para se proteger destes criminosos, você pode seguir as dicas abaixo:

  • Confira a autenticidade: sempre verifique se o item que você vai comprar está sendo vendido pelos canais oficiais da loja ou instituição
  • Desconfie de ofertas muito boas: preços baixos para produtos bons sempre são um sinal de alerta, mesmo em leilões. Golpistas frequentemente anunciam itens a preços bem abaixo do mercado para atrair vítimas
  • Pesquise a reputação da plataforma: sites como ReclameAqui são boas opções para consultar se uma loja ou plataforma é confiável e segura para comprar
  • Não compartilhe dados pessoais ou financeiros: evite compartilhar suas informações antes de ter certeza de que a fonte é confiável, principalmente dados financeiros, como conta bancária ou número do cartão de crédito
  • Relate atividades suspeitas: se viu algo estranho e suspeita de uma fraude, informe imediatamente ao órgão oficial.

Seguindo essas dicas, você consegue diminuir o risco de cair em fraudes de leilão ou em compras online no geral.

Perguntas Frequentes

  • Como acontece o leilão da Receita Federal?
  • Posso participar do leilão da Receita Federal online?
  • Como ficar sabendo de leilões da Receita Federal?
  • Como saber resultado de leilão da Receita Federal?

Em resumo, é crucial estar atento a possíveis golpes em leilões da Receita Federal, bem como em outras transações online. Mantenha-se informado, verifique a autenticidade das ofertas e não compartilhe informações pessoais sem ter certeza da fonte. Dessa forma, você pode proteger-se de possíveis fraudes e garantir transações seguras e confiáveis.